Potência e Lucro

Salve pessoal, aqui é o Lucas Quaresma, o Quaresmão da Massa. Hoje vamos falar um pouco sobre o texto disponibilizado pela Fantasy Flight Games, sobre um kit a ser lançado na Terceira Onda de nosso amado jogo. Os Separatistas se beneficiarão do kit Servos da Contenda (nome adaptado, já que ainda não temos previsão no Brasil). O texto original pode ser verificado aqui

Muito antes do Império assumir o controle da galáxia, a Aliança Separatista também procurou governar através de tirania e medo. Apesar de seu grande desejo de poder, no entanto, os líderes dessa facção raramente viam ação nessas batalhas, determinantes para o destino. Normalmente a luta ocorria “por procuração”, com grupos maciços de droides e caças estelares em seu lugar.

À medida que a Aliança Separatista se junta às intensas batalhas espaciais de X-Wing com o Servants os Strife Squadron Pack, não deveria ser surpresa que a facção seja definida por essa mesma atitude. Os pilotos orgânicos veem seus caças droides como um meio de realizar seus próprios fins, muitas vezes contentes em apoiar seus enxames de Vulture-class ou a segurança de seus Belbullab-22.

Além desses caças únicos, o kit apresenta muitas maneiras de escolher sua aproximação para a batalha. Um conjunto completo de 48 cartas de upgrade permite equipar sua nave com ferramentas que aprimoram suas habilidades e as tornam ainda mais letais. Enquanto vários desses upgrades são reimpressões de upgrades comuns e neutros, o kit apresenta cartas novas, exclusivas para os Separatistas, que se definem como uma facção focada no uso de caças droides, como nunca antes.

Cálculos Implacáveis

Possuindo inteligência artificial que lhes permite realizar cálculos estratégicos rápidos como um raio, esses droides podem fazer adição valiosa a qualquer esquadrão como pilotos e tripulantes. Porém, para a Aliança Separatista, os caças droide servem para outro propósito. Embora possam ser um pouco frágeis, esses lutadores da classe Vulture também são baratos e fáceis de jogar em seus oponentes, em número elevado.

Para uma facção tão traiçoeira quanto os separatistas, ter muitas naves pode ser parte integrante de sua estratégia. Toda nave com a melhoria “Treacherous” pode cancelar um dano comum ou crítico enquanto se defendem contra um ataque obstruído.

É compreensivo que servir de cobertura nunca é sem consequências para pilotos – orgânicos ou não. A nave escolhida por um piloto com o upgrade recebe um token Strain, fazendo-o mais vulnerável a ataques – a nave defende com um dado a menos. O token é removido após efetuar uma defesa. Mas é bem melhor removê-lo através da execução de um movimento azul antes de ser alvejado enquanto estiver em desvantagem.

Enquanto isso, uma nave com essa condição pode ter uma certa segurança se escondendo atrás da Nuvem de Gás. Esses novos obstáculos podem ser selecionados no lugar dos Debris e asteroides, e garantem um bônus defensivo para qualquer nave que tenha esse obstáculo entre ela e o atacante. Além do tradicional dado extra de defesa, será permitido altera um dado branco para evade.

Embora a maioria dos comandantes Separatistas veja os droides como dispensáveis, não significa que não possam ter outros usos, além de bucha de canhão. Como vimos antes, naves da classe Vulture são capazes de realizar Cálculo em Rede, para atuar como uma única unidade e, com a ajuda de alguns táticos, essa habilidade pode se tornar ainda mais potente.

Além do Strain Token e a Nuvem de Gás, o kit apresenta o upgrade Tactical Relay, dando aos jogadores uma nova forma de customizar as naves Separatistas. Esses droides se alimentam de informações de batalha e repassam aos comandantes. Essa informação é tão valiosa que cada uma dessas cartas é marcada como “Solitary”, limitando seu uso.

É fácil ver, por exemplo, o grande valor desse tipo de melhoria (como Kraken). Sendo necessário manter todos os tokens de Cálculo possíveis, para um swarm de droides, esta carta permite que três aliados mantenham seus tokens para o próximo round. Dessa forma, será um pouco mais simples para os Volture modificarem seus dados no ataque e defesa. Ainda melhor: Kraken nos dá os tokens necessários para, repetidamente, bombardear inimigos com Energy-Shell Charges.

Se o desejo é, efetivamente, melhorar o ataque de seus droides, não há opção melhor do que TV-94. Ele dá a uma nave aliada a Range 0-3 a rara oportunidade de gastar um token de Cálculo e adicionar dano a seu ataque primário, desde que o defensor esteja em seu bullseye e você está rolando dois ou menos dados. Adicionar um resultado é poderoso por si, mas é especialmente efetivo quando TV-94 está pareado com Precise Hunters, que podem rerrolar branco quando atacam naves em seus bullseye.

Finalmente, se tem algo que os líderes separatistas desejam mais do que poder, é a própria sobrevivência. Isso é bem visível através do General Grievous e sua nave pessoal, Soulless One.

Então é isso. Espero que estejam todos tão animados quanto eu, a utilizar essa nova facção. Novos tipos de upgrade, novas mecânicas…. Um jogo cada vez mais novo!!!

Até a próxima, e um abraço do Quaresma

1 comentário sobre “Potência e Lucro”

  1. Esses Separatistas com seus droids, cada vez mais me conquistam. Existem tantas possibilidades só com essa expansão, imagine só o que vem na Sith Infiltratror?

    Droids. Preciso de mais droids.

Deixe uma resposta