Protegendo a Paz

Salve pilotos, aqui é o Lucas Quaresma (o Quaresmão da Massa) e, hoje, falaremos sobre o preview dos Guardiões da República (Guardians of the Republic), pacote de lançamento da nova facção em nosso amado jogo. Se desejarem, podem acompanhar o texto original no link

Quem acompanhou a série “Clone Wars” curtiu a constante batalha entre os Separatistas e os bravos cavaleiros Jedi que lutavam pela República, contando com apoio de soldados clones. As batalhas eram acompanhadas pelos Delta-7 Aethersprite (que levavam os reflexos aprimorados e a Força dos Jedi ao extremo) e o V-19, pilotados por pilotos Clone.

Agora, com as facções dessa amada série em nosso jogo, este kit inicial apresenta duas V-19 e uma Delta-7 Aethersprite, além de uma nova gama de cartas de melhoria. Além disso, somos apresentados a 14 novos pilotos, nos dando muita flexibilidade para montagem de listas.

Uma Força a Ser Reconhecida

Muitas facções possuem pilotos sensíveis à força. Mas nenhum possui tantos quanto a República e, para isso, eles podem fazer uso da Delta-7Aethersprite, que permite até um piloto genérico Jedi Knight fazer ações que seriam impossíveis para outros pilotos. Além da grande capacidade de ações, é possível gastar uma carga de força para efetuar uma ação de Evade Roxa. Melhor ainda: É possível gastar uma carga de força para efetuar uma ação de boost ou barrel roll após execução da manobra.

Além do Cavaleiro, outros pilotos nos impressionam. Podemos falar, por exemplo do mestre Obi-Wan Kenobi. Quando um aliado (ou ele mesmo) gasta um foco, pode gastar uma força para recuperar esse token.

Outro piloto com um bom recurso é Plo Koon. Ele pode, no início da fase de combate, gastar um token de força para transferir um token verde para um aliado até R2 ou, no caso, receber um token laranja.

Outro piloto com habilidade interessante é Saesee Tiin. Quando uma nave até R2 revela seu disco, Saesee pode gastar um token de força para alterar a manobra para uma outra, de mesma dificuldade e velocidade.

Não vamos esquecer, claro, do Mestre Mace Windu, que recupera uma carga sempre que efetua um movimento vermelho por completo.

Outro ponto a observar é a carta de melhoria Brilliant Evasion, que garante a possibilidade de alterar dois dados de defesa que mostrem foco para evade, quando você gasta uma força e não se encontra no BullsEye do adversário.

Outra opção interessante é o Calibrated Laser Targeting, que adiciona um foco ao seu ataque em arma primária, quando o alvo está em seu bullseye.

Irmãos Armados

Falaremos, agora, da V-19. A nave não possui escudo mas possui cinco de casco. Esse valor, combinado com a habilidade de evade, garante boa sobrevida a seus pilotos. Além disso, a nave pode equipar misseis, transformando-os em uma plataforma de ordenança.

Todo piloto da V-19 possui habilidade de linkar um barrel roll a um evade vermelho. Porém, “Kickback” leva a vantagem de poder efetuar um barrel seguido de uma mida (vermelha). Já “Odd Ball” pode edquirir uma mira em alguma nave, em seu bullseye, após efetuar uma manobra ou ação vermelha.

É fato que mira é interessante em pilotos com iniciativa elevada. Mas alguns pilotos da V-19 podem garantir ainda mais efetividade com mísseis. Um piloto como “Swoop” pode garantir que aliados façam boost, enquanto “Axe” pode transferir tokens verdes para aliados.

“Tucker” garante mais poder de fogo, permite realizar uma ação de foco quando o alvo de ataque se encontra em seu arco de tiro.

Pessoal, é isso…. Sem dúvida, a facção da República acrescenta novas mecânicas ao jogo. Se serão interessantes, só saberemos com o tempo.

Até a próxima, e um abraço do Quaresma

Deixe uma resposta